De acordo com Ibaneis, há uma estimativa de 50 mil cirurgias a serem realizadas na rede pública de saúde, de todos os tipos. Dessas, 2,5 mil são de emergência. “Vamos chegar a um ponto em que vamos ter uma quantidade de leitos que suporte todo o atendimento do Distrito Federal”, destacou o chefe do executivo local.
Outra unidades
Ibaneis informou ainda que pretende entregar, até 28 de maio, o hospital acoplado de Samambaia, que terá 102 leitos. “A Saúde pediu uma semana mais, mas vamos ver se conseguimos até lá”, declarou.Na última sexta-feira (7/5), o GDF inaugurou o hospital de campanha do Gama. A estrutura conta com 100 leitos de UCI com ventilação mecânica, drogas vasoativas e diálise à beira-leito. Isso permite atendimento pleno a pacientes em estado grave.
A unidade hospitalar tem salas de triagem; para procedimentos invasivos; de insumos; de descompressão; de raio-X; e de tomografias. Há, também, área para farmácia e pontos de hemodiálise.
O espaço possui ponto de desembarque de ambulâncias; setor administrativo; sala de TI e de manutenção; espaços de descanso para médicos e enfermeiros; banheiros adaptados para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE); copa e necrotério. Todos os ambientes contam com sistema de ar-condicionado e renovação de ar.